Transgenico

terça-feira, 1 de junho de 2010

Batata transgênica.

Objetivos de fazer a batata transgênica.

Uma das principais barreiras para a produção de batata no mundo é a suscetibilidade a diversas viroses, sendo as principais causadas pelo Vírus Y da batata (PVY) e o Vírus do enrolamento da folha da batata (PLRV). Para evitar a redução da produção desta cultura, o produtor freqüentemente recorre ao uso de tubérculos-sementes de batata para instalar suas lavouras. Isso eleva o preço final da batata entregue ao consumidor, além de prejudicar o produtor na competição com a semente de batata importada.

Principais marcas

No Brasil, plantas de batata Achat com resistência a PVY foram desenvolvidas como resultado de um trabalho de parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Hortaliças, e o Instituto de Ingenieria Genética y Biotecnologia (INGEBI-Argentina), com apoio do CNPq, do programa RHAE/ Biotecnologia, do Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia e da FAP/DF.

Legislação Brasileira.

Não existe uma legislação específica para a batata transgênica, sendo assim mais se encaixa no artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Benefícios

Essas plantas mostram resistência ao viris PVX e PVY com eliminação de doenças e prejuízos graves. Esta batata com dupla resistência, traria uma enorme redução no efeito da degenerescência da batata, aumentando a produtividade e reduzindo os custos para o produtor já que estes não necessitariam de comprar a cada plantio, tubérculossementes de batata para instalar suas lavouras.

Prejuízos

Em geral são apontadas diversas preocupações comuns aos outros produtos transgênicos: Quanto a segurança alimentar pois não se sabe direito como funcionam as toxinas e como ela pode afetar o homem nos produtos transgênicos. Quanto ao meio ambiente pois não se sabe como esses produtos poderão afetar o meio ambiente e quanto os aspectos socioeconomicos pois quando e desenvolvida uma tecnologia de um produto transgênico ela fica sobre patente de uma unica empresa durante anos. Mas no caso específico da batata ela não traz tanto benefícios econômicos fato que justifica a sua proibição em alguns países como África do sul e a Áustria.

Como é obtida a batata transgênica.

Resumidamente os passos seguidos para a obtenção da batata transgênica resistente ao PVY foram:
1. Clonagem do gene do capsídio do PVY.
2. Obtenção de construções quiméricas para transformação da batata.
3. Obtenção de plantas transgênicas com o gene do capsídio do PVY.
4. Desafio das plantas transgênicas contra o PVY.
5. Seleção de clones resistentes ao PVY.
Através desse processo foram obtidos clones de batata achat com alta resistência ao PVY.

8 comentários:

  1. Thiago Mondardo

    Devido ao mau uso de produtos industrializados teve o agravamento de inúmeros casos de ataques de bactérias, bacilos, fungos, vírus. que se tornaram resistentes a grande maioria de agrotóxicos, a solução foi a transgenia que alem de resolver pode alterar a produção, qualidade, satisfação do consumidor, diminuindo custo e a degradação do meio. Com todos esses benefícios leigos criticam a transgenia, mas até o momento nem um comprova algo maléfico, somente criticam, quem ta por trás disso, grandes multinacionais que não podem vender seu fungicida, herbicida, etc. Pra min o transgênico é uma tecnologia que a de melhorar muito até chegar ao ponto da grande maioria dos produtos agrícolas serem todos resistentes as pragas que lhe atacam em maior freqüência.

    ResponderExcluir
  2. João Luiz Gonzatti

    As batatas transgênicas não estão ainda tão bem estudas fato que justifica a dificuldade em achar material sobre este assunto. A variedade que está sendo desenvolvida no Brasil é resistente ao vírus PVY, e está sendo desenvolvida pela Embrapa. O suporte a sua pesquisa se deve ao fato de esse vírus atacarem as batatas e terem que fazer que todos os anos os produtores tenham que comprar batata-semente para plantar o que encarece a produção. Na minha opinião ainda não foi comprovado que a batata transgênca trás tantos benefícios, que justifique o seu uso, pois este vírus não é tão prejudicial assim a batata e a variedade transgênica ainda é muito cara para ser implantada em grande escala.

    ResponderExcluir
  3. Ib Henrique dos Reis Calçado

    A batata transgênica foi criada com o apoio de empresas que fizeram o melhoramento genético através de clonagem do gene da batata, para combater os indícios de viroses que causam danos a essa cultivar. Estudos mostram que além da resistência da batata transgênica ela e mais produtiva em menos custo para o agricultor. É um fator que não está encaixando a batata transgênica e a legislação que preocupa com as futuras conseqüências sobre a utilização desses produtos transgênicos que não se sabe se pode ser benéfico ou maléfico até para as futuras gerações.

    ResponderExcluir
  4. Tauan Faria

    Penso que os transgênicos em geral poderia ser muito bom para os produtores rurais, porque os transgênicos (organismos geneticamente modificados) são resistentes a varias doenças assim possivelmente diminuindo o custo de produção.
    Mas a batata transgênica especificamente acho que não valeria a pena a produção por causa da sua complexidade de produção, e seu principal vírus Y da batata (PVY) e para não haver redução na produção o produtor recorre ao uso de tubérculos-sementes e com isso o custo fica mais alto e conseqüentemente elevar o preço final para a população no Brasil a batata mais popular e AChat com resistência ao vírus (PVY), tem vários outros países que não aceitaram a batata transgênica no seu pais, como África do sul e a Áustria porque segundo eles não existem beneficio algum, No Brasil a Embrapa ainda está pesquisando sobre mais será que vale a pena continuar produzindo batata transgênica no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Bruno do Nascimento Monteiro

    A cultura de batata transgênica traz poucas vantagens: Uma dessas poucas vantagens foi transformar a planta de batata a cultivar ACHAT, com o gene da capa protéica do próprio vírus, porque as plantas mostram resistência ao vírus PVX e PVY, com eliminação de doenças e prejuízos graves, essa e uma das poucas vantagens. Mas agora as desvantagens: são muitas, há começar pela segurança alimentar, pois não se sabe direito como funcionam as toxinas e como ela pode afetar o homem, o meio ambiente, pois as OGM`s acabam dando enormes prejuízos, por acaba com a biodiversidade das ervas daninhas, onde as aves e outros se alimentavam das sementes de algumas ervas daninha e com isso tem que migrar pra outras regiões, prejudica também o solo, pois com o uso do plantio da Batata Transgênica, acaba com a cobertura do solo, solo este que vai sofrer varias conseqüências como: erosão, temperaturas elevadas, menor infiltração de água etc. Então em minha opinião o plantio convencional traz menos prejuízos, minha cidade Cristalina está entre as primeiras que cultivar Batata, onde se encontra quatro Batateiros, conversei com todos eles, mas nem um adotou esta técnica de planta batata transgênica, pois eles tem consciência do impacto que o meio ambiente poderá sofrer . E nesta pesquisa que fizemos descobri que poucos países adotaram esta pratica. Países como África do Sul e Austrália e proibido o plantio de Batata Transgênica.

    ResponderExcluir
  6. Ricardo Pereira

    Sabemos que os dia atuais existem muitas culturas transgênicas, que já causaram grandes discussões no pais principalmente sobre a cultura da soja . Na minha opinião sobre a batata convencional vimos a dificuldade do produtor de produzir alimentos com qualidade e baixo custo, pois para produzir precisava importar semente de tubérculos livres de doenças onde inviabiliza o seu negocio. Com a batata transgênica resistente ao vírus o produtor terá uma alta produção com qualidade e baixo custo pois não terá que comprar sementes importadas e com isso resultará em um produto acessível ao consumidor com a batata transgênica não se sabe o que pode ocorre na população que se alimenta deste produto, pois não existem estudos a fundo sobre tais toxinas do vírus (PVY) que foram injetada da batata e o que pode acarretar em nosso organismos futuramente somente nossa gerações futuras perderam nos dizer, mais contudo isso sou a favor da batata transgênica.

    ResponderExcluir
  7. O que faz comprovar que a genética da batata colaborou ou prejudicou ela ?

    ResponderExcluir
  8. O que eu entendi do que eu li até o momento é que a Monsanto, corporação líder dos transgênicos, é um monstro. Eles começaram esse negócio de invadir a célula da planta e introduzir nela a bactéria resistente ao veneno e o veneno! Ou seja, na batata vem o veneno!

    1) Donna Farmer, toxicologista chefe da Monsanto, admitiu em seu depoimento que "não se pode dizer que o Roundup não causa câncer" porque [os cientistas da Monsanto] não realizaram estudos de carcinogenicidade com o Roundup". E aqui no Brasil idem, não foi realizada pesquisa para ver os efeitos desse consumo de alimentos transgênicos!
    Fonte: http://www.zerohedge.com/news/2017-03-14/court-docs-prove-monsanto-collusion-epa-kill-cancer-study-admits-cant-say-roundup-do

    2) "A Monsanto não deve ter que garantir a segurança da alimentação biotecnológica", disse Phil Angell, diretor de comunicação corporativa da Monsanto. "Nosso interesse é vender o máximo possível. Garantir sua segurança é o trabalho da FDA". Ou seja, a Monsanto já admitiu que seu úncio e exclusivo interesse é vender e ganhar dinheiro, não a saúde das pessoas. Além disso, são ex-funcionários da Monsanto que trabalham na FDA, no supremo tribunal e outras agências regulatórias: " Margaret Miller é apenas um exemplo. Enquanto trabalhava como pesquisador da Monsanto, ela contribuiu para um relatório científico para a FDA sobre o hormônio de crescimento bovino geneticamente modificado da Monsanto. Pouco antes da apresentação do relatório, Miller deixou a Monsanto para trabalhar na FDA, onde seu primeiro trabalho era rever o mesmo relatório!
    Idem aqui no Brasil, a bancada rural comprada pelas corporações enficou essa titica desses transg6enicos que precisam do veneno para se desenvolverem, olha que coisa louca, e estão distribuindo isso para o povo comer! Lamentável!!
    Fonte: https://www.organicconsumers.org/campaigns/millions-against-monsanto/monsantos-government-ties
    https://www.organicconsumers.org/old_articles/monsanto/revolvedoor.php

    Se os produtos da Monsanto são tão seguros e inofensivos porque a Monsanto se preocupa tanto em controlar a Casa Branca e o Congresso dos EUA.
    Financiamento da Monsanto às campanhas de políticos
    http://www.opensecrets.org/pacs/pacgot.php?cmte=C00042069&cycle=2010
    Lobby $$$$ pesado da Monsanto
    http://www.opensecrets.org/lobby/clientsum.php?id=D000000055&year=2010
    Idem aqui no Brasil, por que a mídia é comprada para defender os transgênicos e mentir descaradamente se são infensivos?
    Fonte: http://www.globalresearch.ca/monsanto-controls-both-the-white-house-and-the-us-congress/5336422

    Os juízes do Tribunal Monsanto concluíram que as atividades da Monsanto têm um impacto negativo sobre os direitos humanos básicos! Estamos falando de uma galera considerada expert em suas áreas de trabalho! Então, não entendo a Embrapa investir em algo que já se comprovou que é ruim para a terra e ruim para o consumidor!!!!!
    Fonte: http://pt.monsantotribunal.org/

    A Monsanto, principal empresa de biotecnologia agrícola do mundo, usou investigações pesadas e ações criminosas implacáveis ​​que mudaram fundamentalmente a forma como muitos fazendeiros americanos cultivavam. O gigante do agronegócio processou centenas de agricultores (que não tiveram culpa da semente parar no campo deles) e recebeu mais de US $ 20 milhões desses agricultores. O resultado foi nada menos que um assalto aos fundamentos de práticas e tradições agrícolas, incluindo um dos mais antigos do direito de salvar e repor a semente de colheita. Michael Pollan, Geoff Lawton; entre outras referências na área de cultivo e alimentação protestam contra a Monsanto! Os transgênicos são proibidas em 38 países em todo o mundo! Mas por conta de $$$$$$$$ continua aqui no Brasil. Lamentável!
    Fontes: https://gmo.geneticliteracyproject.org/ e http://www.gmoinside.org/blog/

    ResponderExcluir