Transgenico

terça-feira, 1 de junho de 2010

Batata transgênica.

Objetivos de fazer a batata transgênica.

Uma das principais barreiras para a produção de batata no mundo é a suscetibilidade a diversas viroses, sendo as principais causadas pelo Vírus Y da batata (PVY) e o Vírus do enrolamento da folha da batata (PLRV). Para evitar a redução da produção desta cultura, o produtor freqüentemente recorre ao uso de tubérculos-sementes de batata para instalar suas lavouras. Isso eleva o preço final da batata entregue ao consumidor, além de prejudicar o produtor na competição com a semente de batata importada.

Principais marcas

No Brasil, plantas de batata Achat com resistência a PVY foram desenvolvidas como resultado de um trabalho de parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Hortaliças, e o Instituto de Ingenieria Genética y Biotecnologia (INGEBI-Argentina), com apoio do CNPq, do programa RHAE/ Biotecnologia, do Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia e da FAP/DF.

Legislação Brasileira.

Não existe uma legislação específica para a batata transgênica, sendo assim mais se encaixa no artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Benefícios

Essas plantas mostram resistência ao viris PVX e PVY com eliminação de doenças e prejuízos graves. Esta batata com dupla resistência, traria uma enorme redução no efeito da degenerescência da batata, aumentando a produtividade e reduzindo os custos para o produtor já que estes não necessitariam de comprar a cada plantio, tubérculossementes de batata para instalar suas lavouras.

Prejuízos

Em geral são apontadas diversas preocupações comuns aos outros produtos transgênicos: Quanto a segurança alimentar pois não se sabe direito como funcionam as toxinas e como ela pode afetar o homem nos produtos transgênicos. Quanto ao meio ambiente pois não se sabe como esses produtos poderão afetar o meio ambiente e quanto os aspectos socioeconomicos pois quando e desenvolvida uma tecnologia de um produto transgênico ela fica sobre patente de uma unica empresa durante anos. Mas no caso específico da batata ela não traz tanto benefícios econômicos fato que justifica a sua proibição em alguns países como África do sul e a Áustria.

Como é obtida a batata transgênica.

Resumidamente os passos seguidos para a obtenção da batata transgênica resistente ao PVY foram:
1. Clonagem do gene do capsídio do PVY.
2. Obtenção de construções quiméricas para transformação da batata.
3. Obtenção de plantas transgênicas com o gene do capsídio do PVY.
4. Desafio das plantas transgênicas contra o PVY.
5. Seleção de clones resistentes ao PVY.
Através desse processo foram obtidos clones de batata achat com alta resistência ao PVY.